quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Formatos de imagem estandarte
            Bmp - O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada.

            Gif – Sigla para Graphics Interchange Format. Foi criado pela CompuServe em 1987 e, gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Assim, sua utilização é muito comum em ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessita de muitas cores. Há, no entanto, uma característica que faz o formato GIF ser conhecido até os dias de hoje o padrão passou a ter a capacidade de suportar animações.

            Tiff - O formato TIFF é um antigo formato gráfico, permitindo armazenar imagens bitmape de dimensão considerável, sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricos utilizados. O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores.


            Jped – O formato JPEG, cuja sigla significa Joint Pictures Expert Group. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.O JPEG possibilita isso porque é um formato que utiliza compressão de imagens que consiste na eliminação de dados redundantes nos arquivos. No caso de imagens, é possível fazer a compressão de forma que a retirada de informações não prejudique a qualidade assim como é possível utilizar níveis maiores de compressão que causam perdas visíveis.


            Png - O formato PNG, sigla para Portable Network Graphics, é um dos padrões mais recentes. O seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF.O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos.
No aspecto da animação, o PNG, por si só, não possui tal capacidade. O que acontece é que há uma variação chamada APNG (Animated Portable Network Graphics) que permite essa característica. O esquema é o mesmo do padrão GIF: uma sequência de imagens inseridas em um único arquivo. No caso, a primeira imagem é um arquivo PNG "normal", que é exibido em situações onde, por algum motivo, a animação não pode ser executada. Há também uma variação chamada MNG (Multiple-image Network Graphics) que possui a mesma finalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.